Caíque Bom Sucesso

A embarcação “Caíque Bom Sucesso”, uma réplica do barco que foi ao Brasil dar em primeira mão a boa nova ao Príncipe Regente da revolta dos Olhanenses contra as invasões francesas.
O “Caíque Bom Sucesso” continua a ser o mais emblemático símbolo da identidade cultural olhanense e que muito tem contribuído para a divulgação da história do Concelho de Olhão.

É um instrumento de promoção e divulgação da história de Olhão, através da organização de passeios na Ria Formosa, privilegiando os jovens estudantes do Concelho, bem como todos aqueles que visitem a cidade e procuram conhecer a sua história, está disponível para ser alugada.
 

Consulta a Brochura aqui

Consuta de Preço 2021

Regulamento do Caíque Bom Sucesso

 

 

Breve História do Caíque Bom Sucesso

 

Caíque Bom Sucesso
Navegando Pela Beleza da História

A presente embarcação é uma réplica com a maior aproximação possível ao desenho histórico original do caíque de Olhão. Um destes caíques de pesca, de nome Bom Sucesso, partiu daqui a 6 de julho de 1808 e chegou em menos de três meses ao Rio de Janeiro, concretamente, a 22 de setembro.
Foi um dos feitos mais extraordinários da nossa história marítima. Sem mapas nem instrumentos de orientação, os olhanenses atravessaram o Oceano Atlântico de costa a costa. O caíque tinha entre 15 a 20 metros de comprimento por 3 a 4 de largura. Levou nessa viagem 17 tripulantes, todos de Olhão, que deram ao Príncipe Regente a boa nova de que os invasores franceses haviam sido expulsos do Algarve. Como recompensa, Dom João VI concedeu-lhes o Alvará Régio de 15 de novembro de 1808, que elevou o lugar de Olhão à categoria de Vila de Olhão da Restauração.

Prof. Doutor António Rosa Mendes

 

 

Copyright © 2018 Fesnima. All Rights Reserved.